terça-feira, 4 de agosto de 2009

JOVENS ESCLARECEM DÚVIDAS SOBRE H1N1

Jovens tiveram nessa sexta-feira uma conversa com a enfermeira Laura Cirilo sobre a Gripe A(H1N1), na qual puderam tirar suas dúvidas sobre essa doença que assusta a população mundial.

Os casos de “Influenza A H1N1”, conhecida inicialmente como “Gripe Suína”, começaram no mês de abril deste ano, no México, e hoje a doença já se tornou uma pandemia.
Com o propósito de esclarecer as dúvidas sobre a nova gripe, a enfermeira que trabalha na Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, Laura Cirilo, propôs nessa sexta-feira(31), aos jovens interactianos, fazer uma “roda de conversa”.
A enfermeira falou sobre o modo de transmissão, os cuidados necessários, sintomas e os grupos de risco. E em meio a conversa tirou dúvidas sobre a necessidade e eficácia em relação ao uso das máscaras. Segundo ela, “não adianta usar a máscara da maneira como está sendo usado nas ruas
”. A enfermeira explica que quem realmente deve usar a máscara são as pessoas com os sintomas da doença e que além disso a máscara usada deve ser ‘tripla’.
Ela também conta que a faixa etária mais atingida é de 20-49 anos assim como as regiões mais atingidas são Sul e Sudeste.
Além de todas as dicas e alertas já passadas pelos meios de comunicação e reforçadas nessa conversa ministrada pela enfermeira, ela enfatiza e pede, principalmente aos adolescentes, que evitem irem as ditas ‘baladas’, tirando assim um tempo para curtir a família e zelar pela própria saúde.
Antes de encerrar a conversa deixa claro que o remédio Tamiflu, usado por quem tem os sintomas, não deve ser consumido como forma de prevenção.

3 comentários:

  1. ah que legal, você tem um blog! ihih.. adorei!!
    acompanharei.. vou botar nos favoritos.
    Ahhh, bons detalhes citados, eu tinha esquecido de alguns..
    :**

    ResponderExcluir
  2. Show de bola Mah!
    Boto fé em você, você sabe :)
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu blog Mariana!
    E na sala estamos usando o álcool em gel! Será que é eficaz, pelo fato de todos pegarem na garrafinha? Eis a questão.
    Abçs.

    ResponderExcluir